Escala Cromática - Parte 1

Os conceitos que serão mostrados nesta aula proporcionarão ao aluno a oportunidade de aprender novas notas musicais além das notas naturais maiores e menores que foram vistas em aulas anteriores como mostrado na tabela abaixo:

Notas naturais maiores
C D E F G A B
Notas naturais menores
Cm Dm Em Fm Gm Am Bm


Um fator importante para o aprendizado de violão é a formação de escala. Uma escala é um conjunto de notas que é formado obedecendo a um determinado critério. A primeira escala da qual vamos tratar nesta aula é a escala cromática que é composta por 12 notas. Para formar esse tipo de escala você deve primeiro distribuir as 7 notas naturais como no esquema mostrado na figura seguir:
Observe que no último degrau foi colocado um C para fechar o ciclo. Veja também que não há degrau vazio entre E e F nem entre B e C. Portanto, sobraram 5 degraus vazios, onde serão colocadas 5 notas “acidentadas” para formar a escala cromática como é mostrado na figura a seguir:




Desta maneira, vamos formar primeiramente uma escala cromática ascendente, ou seja, subindo na nossa escada. Quando subimos um degrau vazio nessa escada, usamos um sinal chamado Sustenido, que é representado por um jogo da velha “#”. Assim, é só ver qual nota pode subir para o degrau seguinte e adicionar um Sustenido na mesma. Para isso, devemos perguntar: a nota C pode subir? Como o degrau seguinte está vazio, a resposta é SIM. Então, no degrau vazio adiciona-se a nota C + #. Desse modo, a nossa escada agora vai ficar assim:


Agora é vez do D: o D pode subir? A reposta também é SIM, pois o degrau seguinte está vazio. Então nossa escada se altera novamente:




Vamos para o E: o E pode subir? A resposta é NÃO, pois o degrau seguinte está ocupado com o F, portanto não existe E# pois este equivale ao F. A partir daí, é só continuar fazendo a mesma coisa com as demais notas, e teremos a seguinte sequência:




Veja que também não teremos a nota B#, pois o degrau seguinte está ocupado com a nota C. Portanto, B# = C. Assim, temos nossa escala cromática ascendente. Observe essa escala da seguinte forma:

Comentários